O que é Cronograma Capilar?

Quem acompanha o blog sabe que comecei meu cronograma capilar há algum tempo, com o intuito de deixar meus cabelos mais bonitos e saudáveis. No começo eu não entendia nada disso, parecia tudo muito complicado, mas aos poucos, colocando em prática, percebi que é muito mais simples do que parece ser. E hoje quero dividir com vocês tudo isso, de maneira bem simples.

O Cronograma consiste em hidratar, nutrir e recuperar os cabelos. Simples assim. Ponto final. Brincadeira! 😀 Vamos falar sério agora…

Se você acha que o seu cabelo está seco, fraco, sem vida, armado, com frizz, com química, ou algo do gênero, antes de investir uma grana alta com tratamentos de salão comece a tratá-lo em casa mesmo… Vale a pena! E depois o cabelo estará bem mais receptivo aos tratamentos profissionais, potencializando os resultados.

Vamos começar explicando cada etapa:

Hidratação: consiste em repor a água dos fios, deixando-os sedosos e macios. Ideal para cabelos ressecados e sem brilho. As máscaras hidratantes geralmente contém Pantenol, glicerina, vitaminas…

Nutrição: devolve a oleosidade natural dos fios, através da reposição de lipídeos. Indicada para cabelos com frizz, sem movimento. As máscaras nutritivas contém óleos ou manteigas. A umectação é uma forma de nutrição dos fios e pode ser feita nessa etapa, ok?

Reconstrução: é uma recarga de proteínas. Cabelos com química, finos, quebradiços, com pontas duplas, precisam de reconstrução. Ela recupera a fibra capilar, encorpa e dá força aos fios. A reconstrução pode ser feita em casa, mas as profissionais com certeza trarão um efeito melhor aos fios mais danificados. Geralmente é à base de queratina.

Um cronograma básico é assim:

cronograma

Resumindo: Pra quem lava o cabelo dia sim dia não (ou intervalo maior), é só fazer uma etapa a cada lavação -> 1a lavação + hidratação, 2a repete, 3a lavação + nutrição. E uma vez por mês, no mínimo, deve ser feita a reconstrução. É importante começar pela hidratação e nutrição, e nunca partir direto pra reconstrução, para não prejudicar ainda mais os fios.

O ideal é começar pelo cronograma básico e identificar quais as maiores necessidades dos seus fios. Se você obtém um resultado melhor fazendo umectação do que hidratação, por exemplo pode adequar o cronograma fazendo duas nutrições seguidas de uma hidratação. Tudo depende de cada tipo de cabelo, e dos produtos utilizados. Aos poucos a gente vai sentindo a reação dos fios e fica mais fácil identificar a sua maior necessidade.

Antes de encerrar eu só quero ressaltar que cabelo oleoso PRECISA SIM da fase de nutrição. Eu sei o que vocês pensaram: vou pular essa porquê meu cabelo já é oleoso demais. A falta de nutrição pode ser inclusive o motivo dessa oleosidade toda sabia? O Cronograma pode ajudar a controlar isso. Só evite passar máscaras muito densas na raiz dos cabelos (procure produtos indicados pra esse tipo de cabelo ou que podem ser aplicados na raiz). Alguns óleos podem ser aplicados no couro cabeludo, e ajudam a recuperar a raiz e tratar a oleosidade. Acredite!

Esse post já está enorme, e vou encerrar por aqui. Logo eu conto pra vocês como funciona o MEU cronograma capilar.

Se precisarem de ajuda pra escolher as máscaras e iniciar o seu próprio cronograma, vale a pena ler o Post do blog Juro Valendo (me ajudou muito). Invista em produtos específicos para o seu tipo de cabelo: fino, grosso, oleoso, com química, etc.

Eu já testei algumas receitas e produtos incríveis aqui no blog, vale a pena conferir nos links abaixo:

https://tudooquepreciso.wordpress.com/2015/08/14/hidratacao-caseira-baratissima/

https://tudooquepreciso.wordpress.com/2015/07/17/umectacao-capilar-com-azeite-de-oliva/

https://tudooquepreciso.wordpress.com/2015/07/23/umectacao-capilar-com-oleo-de-argan-moroccanoil/

https://tudooquepreciso.wordpress.com/2015/08/06/yamasterol-turbinado/

https://tudooquepreciso.wordpress.com/2015/10/16/resenha-mascara-chi-nourish-intense-silk-hair-masque/

https://tudooquepreciso.wordpress.com/2015/10/20/resenha-joico-moisture-recovery/

https://tudooquepreciso.wordpress.com/2015/10/22/resenha-kit-joico-k-pak/

E aí, o que acharam?

Beijos ❤

Suellen

Fonte: Blog Juro Valendo, internet.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s