Qual a diferença entre semijoias e bijuterias?

Bom, vou começar dizendo que tive que pesquisar as novas regras de ortografia para escrever esse post, porque cada um escreve semijoia de um jeito né?

Segundo minha pesquisa, somente a nível de curiosidade, descobri que:

  • Na nova ortografia, se o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante, não existe hífen. A palavra semijoia encaixa-se nesta regra. Portanto semi-joias está incorreto.

Isso exposto, vamos ao tema do dia: semijoias têm qualidade superior às bijuterias. Explicarei.

As bijuterias geralmente contém cádmio (nocivo à saúde) e níquel (altamente alergênico), metais perigosos para a saúde e que são responsáveis pelas alergias. Essas peças dificilmente contém algum metal precioso, elas são apenas “pintadas” de dourado, prata, etc, e as pedras são coladas e algumas vezes são de plástico. Ou seja, os itens possuem baixa durabilidade e alta probabilidade de causarem alergias. Notem que quando essas peças começam a perder a cor, apresentam um tom de prata acinzentado – o níquel.

img_0093.jpg

Semijoias são, portanto, peças de alta durabilidade e que imitam jóias de verdade. As pedras utilizadas nessas peças muitas vezes são verdadeiras ou de alta qualidade (zircônias e cristais), e são cravejadas na própria peça. Elas são feitas geralmente de um metal não precioso, como latão, estanho, bronze, e folheadas a metais preciosos, como ouro, prata e ródio. O que determina a diferença de preços entre essas peças é a quantidade de camadas de metal precioso. Quanto mais camadas, maior a durabilidade da peça. As semijoias não possuem camada de níquel, e portanto são antialérgicas. O termo “folheado”, muito utilizado, significa que a joia recebeu muitos banhos de ouro (ou outro metal precioso). Ou seja, as semijoias “banhadas” a ouro receberam apenas um banho, e as “folheadas” receberam vários banhos, portanto a durabilidade dessas é maior.

Achei num site concorrente uma imagem que vale a pena compartilhar, pois ilustra direitinho as diferenças mencionadas:

comparacao-anel-joia-semi-joia-e-bijuteria.jpg

Espero que este post tenha sido útil 🙂

Beijos

Su

PS.: Sugiro a leitura deste artigo (clique) sobre o cádmio para entender melhor os riscos que ele traz à saúde. A bijuteria de 10 reais pode sair caro, hein?

PS. – 2: Quando li o artigo sobre o cádmio tirei imediatamente o piercing de 2 reais que eu tinha comprado no mercadinho da esquina!

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

  1. Kamila Padoan disse:

    Muito esclarecedor! Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Thayane disse:

    Adorei saber a diferença, grande dica para os alérgicos né? Gostei mesmo!

    Curtido por 1 pessoa

    1. sim thay foge das bijus!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s